LOGÍSTICA

Por: Admin - 12 de Março de 2025
A palavra logística vem do francês “loger”, que significa alojar, guardar.
A logística está entre as mais velhas ciências administrativas, tendo começado com os primeiros líderes militares dos tempos bíblicos e atingiu alta sofisticação desde a II Guerra Mundial.
Atualmente, o conceito de distribuição física está voltado para uma ideia mais global e integrada, no lugar de considerar a empresa como um conjunto de funções regidas independentemente por direções especializadas.
Pode-se definir o sistema logístico de uma empresa como o conjunto de recursos empregados para desenvolver todas as operações de fabricação, armazenagem e movimentação, que permitam assegurar o fluxo de materiais desde os fornecedores até os clientes.
A logística tem três funções principais:
- O aprisionamento físico das matérias-primas, auxiliares e semiacabadas desde a sua aquisição até sua introdução no processo de fabricação;
- A produção propriamente dita, armazenando e movimentando todos os materiais entre as unidades de fabricação;
- A distribuição física de todos os produtos acabados, que envolve todo o movimento desde a saída da cadeia de produção até os consumidores.
Assim, o conceito de logística consiste em dispor dos materiais necessários no momento apropriado e no lugar certo ao menor custo global. É a planificação, a direção e a realização das etapas de movimentação de mercadorias. Determina não só como devem ser armazenadas, mas também quando devem ser.
Atualmente, o conceito de Supply Chain Management representa a integração da logística externamente, pois estende a coordenação dos fluxos dos materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em consequência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos.
Estudos sobre o pensamento logístico apontam cincos eras ou etapas principais na sua evolução:
- Primeira era: Denominada “do campo ao mercado”, teve seu início no começo do século XX e sua principal preocupação era com questões de transporte para escoamento da produção agrícola. Rotulada de “funções segmentadas”
- Segunda era: Estendeu-se de 1940 ao início da década de 60 e teve grande influência militar. O pensamento logístico estava voltado para a identificação dos principais aspectos da eficiência no fluxo de materiais, em especial nas questões de armazenamento e transporte.
- Terceira era: Denominada de “funções integradas”, vai do início da década de 60 até os primeiros anos da década de 70. Como seu nome indica, trata-se do começo de uma visão integrada nas questões de logística. Pela primeira vez o foco deixa de recair na distribuição física para englobar um espectro mais amplo de funções, sob a influência da economia industrial.
- Quarta era: Estendeu-se dos anos 70 até meados dos anos 80 e corresponde ao “foco no cliente” com ênfase na aplicação de métodos quantitativos às questões logísticas.
- Quinta era: Vai de meados da década de 80 até o presente momento tem ênfase estratégica como indica sua definição “a logística como elemento diferenciador”. Identificada como a última fronteira empresarial em que se podem explorar novas vantagens competitivas, é aí que surge o conceito de Supply Chain Management cujo pano de fundo é a globalização e o avanço na tecnologia da informação.